- Josenilda Fraga de Oliveira
- 17 de mar.
- 2 min de leitura
A ansiedade normalmente está associada a preocupações, pensamentos negativos e uma percepção exagerada e desproporcional da realidade de algo que ainda irá acontecer, e também dos estímulos que recebemos.
Transtorno de Ansiedade (TA) consiste nos fatores e nas consequências da ansiedade na saúde do paciente. A ansiedade tem uma relação direta com a necessidade de pertencimento, é algo que atua como gatilhos para acionar os sintomas, decorrente de esforços para evitar situações conflitantes e que geram problemas ou situações de stress e de embaraço. Situações comuns do cotidiano podem se transformar em ameaças constantes, fazendo com que a pessoa fique em estado de paralisia, afetando a vida e o convívio familiar e em sociedade, aumentando o nivel sofrimento psíquico.
De acordo com Castillo (2000), as pessoas com ansiedade apresentam medo em excesso e dificuldade de relaxar, e geralmente são preocupadas com o julgamento de terceiros em relação ao seu desempenho pessoal, necessitando de estímulo para renovar a autoconfiança.
Alguns sintomas surgem com frequência nos pacientes com ansiedade, como por exemplo, fadiga, dificuldades de concentração, irritabilidade, falta de ar, sensação de perigo, aumento ou queda de pressão arterial, mal-estar, entre outros.
De acordo com Silva (2020), Freud percebeu que a ansiedade é uma condição que afeta excessivamente o ser humano, pois seus distúrbios estão associados às reações do organismo diante de situações estimulantes, altamente desgastante e de stress e que tira as pessoas do controle de suas próprias vidas.
Conforme matéria recente e dados divulgados pelo Ministério da Previdência Social o Brasil vive uma crise de saúde mental com impacto direto na vida das pessoas e também nas empresas, Em 2024 foram quase meio milhão de afastamentos, o maior numero já registrado, representando um aumento significativo de 68%
A terapia é uma forma eficaz de tratar a ansiedade, pois ajuda a compreender e resolver os conflitos inconscientes e seus sintomas.


Comentários